segunda-feira, 23 de julho de 2012

Tipos de semente



Texto base : Mateus 13:3-9




Aquela que caiu a beira do caminho - Esta é reconhecida por não entender a palavra de Deus , achar esquisito , ou cheio de regras , muito confuso , etc..  Nisso , o maligno vem e arranca tudo do coação desta pessoa , fazendo com que ela se esqueça de tudo aquilo que foi plantado em seu coração sobre a Palavra de Deus .

Ex : João foi convidado para ir a igreja . João não entendeu muito bem a pregação , mas havia sentido algo diferente no seu coração para querer conhecer mais de Jesus . O tempo passou e João deixou aquilo de lado . Aceitou em seu coração os pensamentos malignos de '' não dar bola para aquilo''  e João continuou a estar  nas trevas mais uma vez .A todo o que ouve a palavra do reino e não a entende, vem o Maligno e arrebata o que lhe foi semeado no coração; este é o que foi semeado à beira do caminho.
Mateus 13:19


Semente que caiu em terreno pedregoso - é característica por ouvir a palavra de Deus , aceitar , mas mediante as tribulações a abandonar rapidamente.

Ex :Kátia estava com problemas financeiros ; sua amiga Maria lhe disse da palavra de Deus.
Maria aceitou aquela palavra e glorificou ao Senhor , dias depois Kátia conseguiu uma vaga de emprego ; passado um tempo depois Kátia teve problemas financeiros novamente , logo , parou de render adorações a Deus e parou de freqüentar a igreja.E o que foi semeado nos lugares pedregosos, este é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria;
mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e sobrevindo a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza.
Mateus 13:20-21


Semente que caiu entre os espinhos - é aquela que ouve a palavra de Deus , mas por deixar as coisas mundanas atrapalhar sua comunhão com Deus, ela não rende frutos.

Ex: Fábio vai a igreja , adora ao Pai , lê a palavra . Mas não consegue amar ao seu próximo , e nem se esforça para isso . Fábio maltrata seus filhos e não demonstra mais amor por sua esposa , mesmo ouvindo a palavra de Deus , Fábio pensa que não precisa ajudar ninguém , porque é muito ocupado . 
Fábio tem muitas riquezas , mas não pensa em reparti-las , mas sempre em acrescentá-las cada vez mais para si .E o que foi semeado entre os espinhos, este é o que ouve a palavra; mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e ela fica infrutífera.
Mateus 13:22


Semente que caiu em boa terra - Assemelha-se com a pessoa que ouviu a palavra do Senhor , aceitou ela em seu coração e também aceitou a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador. Mediante as provações e tribulações , esta pessoa continuou na presença de Deus o glorificando e rendendo frutos a Ele .

Ex: Pedro caminhava triste porque estava com muitos problemas em sua vida , quando avistou uma igrejinha aberta na esquina ; sentindo algo estranho para entrar naquele lugar, Pedro meio sem graça entrou e assentou-se . 
Pedro  foi profundamente tocado através da palavra lá dita. Pedro aceitou a Jesus e escolheu entregar sua vida a Ele . 
Depois Pedro passou por tribulações ,mas continuou firme no Senhor , e Ele lhe deu a vitória .
Hoje, Pedro gera bons frutos , falando do amor de Deus com dedicação e unção de Deus . 
Mas o que foi semeado em boa terra, este é o que ouve a palavra, e a entende; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.
Mateus 13:23


Escolha ser a semente que cresce e dá bom fruto . pois o Senhor diz em sua palavra que toda árvore que não produz frutos é lançada no fogo (MT 7:19)

Procure dar frutos e buscar mais ao Senhor no seu dia a dia , queira crescer em intimidade com ele e produzir bons frutos aos Seus olhos. O Pai se agrada dos que o buscam e procuram crescer em santidade Nele.


Os exemplos citados não são encontrados na bíblia , é apenas uma forma mais clara de interpretação para a palavra.

Deus abençoe !








Nenhum comentário:

Postar um comentário